Músicas, Shows e Declarações de amor!

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

domingo, 25 de outubro de 2009

Senhoras e Senhores com vocês: A Produção!


O dicionário tem três significados para produção...

ato de fornecer um bem ou um serviço, nessa descrição vejo a produção executiva, bem como no 2° item que diz que produção significa o ato de financiar um espetáculo, se bem que é sabido que o produtor executivo viabiliza esses meios de financiamento, e não os financia propriamente...Mas hoje quero falar sobre a 3° descrição que diz que produção é o ato de criar, fabricar, produzir...mas criar, fabricar e produzir o quê, em se tratando do mundo artístico??Na minha opinião OPORTUNIDADES!

O produtor artístico lida com a matéria prima mais delicada que as linhas de produção já ouviram falar: metas, sonhos e objetivos não palpáveis de terceiros. De uns dias pra cá tenho pensado no quão delicado é isso. De um lado o "produto" artista, do outro o público consumidor, e em meio a toda essa gente o Produtor...A pessoa que precisa estar atenta às necessidades de um e de outro, artista e público, consumo e consumidor...

E quanto além de uma relação comercial vai isso tudo? Muito...Muito além, é um mercado muito diferente de tudo que se aprende no cursinho de Gestão...Independe de demanda e oferta, esta longe da pirâmide de Maslow, e a livre concorrência existe, mas qualidade nem sempre é garantia de sucesso, e nem vou perder tempo citando exemplos...Meu blog não comporta tantos caracteres!!!!

Você pode tentar embasar uma carreira com o mais perfeito Business Plan, mas depois da página 5 só Deus sabe o que pode acontecer. Estava lendo a tese de uma estudante de publicidade sobre a "ATIVIDADE DO PRODUTOR EXECUTIVO NA ORGANIZAÇÃO DE UM SHOW MUSICAL" e vou reproduzir aqui dois trechos que achei muito interessantes:

" Trabalhar com produção de show musical é, para muitos, a porta de entrada para o ramo artístico, mas há muita gente atuando nessa atividade sem conhecimento teórico algum. Começam trabalhando como rodies, bilheteiros, iluminadores, seguranças, técnicos de som, assistentes de palco. Em seguida, tornam-se produtores culturais ou até mesmo empresários. E, por fim, passam a realizar todas as atividades de um produtor executivo." Carla Pereira destaca ainda que "No âmbito do mercado mundial de eventos, o Brasil vem se destacando cada vez mais não apenas por suas características peculiares que vão dos atrativos naturais até a hospitalidade do seu povo, mas também devido ao seu grande potencial, entretanto o mercado é carente de bons produtores."Ai eu me pergunto: o que faz o profissional ser um bom produtor?..O que faz qualquer profissional ser bom oras! Dedicação, preocupação, estudo, leitura, atenção ao mercado e fundamentalmente, gostar do que faz! E esses pré-requisitos são INDISPENSÀVEIS, pois lembre-se, você esta lidando com os objetivos de terceiros, quartos, quintos, dezenas, milhares de pessoas se tudo der certo. Então se você não tem certeza que pode pelo menos atender o primeiro item (Dedicação), não faça! É um mercado que acima de tudo, não perdoa!

2 comentários:

  1. Show! Adorei seu blog, Daia.
    Está muito bom. A galera qe curte música e/ou que trabalha tem que conhecer teu blog, é massa demais! =D
    Parabéns!!!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Cara...
    Parabéns que blog bem feito, bem escrito...
    Muito bom gosto
    d+
    Abçs
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blogueando...